terça-feira, 2 de junho de 2015
A história do Android
O Android nasceu em 2003, no estado da Califórnia - EUA, mas precisamente em Palo Alto e foi desenvolvido por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White, empresários do ramo tecnologico, que criaram a Android Inc. No instante, Rubin descreveu o Android Inc. como: “Dispositivos móveis mais inteligentes e que estejam mais cientes das preferências e da localização do seu dono”. Como no início, vindo até os dias de hoje, a empresa desenvolvia e desenvolve todos os seus projetos de maneira secreta.
O que os criadores tinham em mente era o lançamento de um revolucionário sistema para câmeras digitais, más, ao perceberem que o mercado não era tão vasto quanto esperavam, resolveram fincar suas raízes no mercado mobile. Rubin e sua equipe apresentam um novo sistema operacional móvel, baseado no Kernel Linux, o Open Source. O sistema consistia uma interface simples, funcional e também vinculada a diversos instrumentos. A principio, a idéia era disponibilizar um sistema gratuito para todas as pessoas que quisessem ter acesso a ele e também ser simples aos desenvolvedores.
Em 2005 o Google comprou o Android Inc., e com isso surgiu a Google Mobile Division, divisão de pesquisa em tecnologia móvel da maior empresa do mundo de tecnologia. Apesar de ter causado desconfiança e dúvidas na época, visto que muitos achavam difícil uma disputa com o Windows Mobile, da Microsoft, e o iOS, da Apple. Os primeiros contratos de parceria nasceram com fabricantes de hardware e software, pelos quais o Google prometeu um sistema flexível e atualizável.
De início, o protótipo, que as especulações colocavam a previsão de lançamento em dezembro de 2006, chamava-se “Sooner” e lembrava um BlackBerry, sem touchscreen e operando por meio de um teclado QWERTY. O Google só remodelaria o modelo, tirando o teclado e colocando o touch, ao reparar os lançamentos de concorrentes como o LG Prada em 2006, e o próprio iPhone de 2007 e que drasticamente causaram fervor.
No ano de 2007, a criação do Android decolou quando além do próprio Google, fabricantes como Sony, HTC, Samsung, operadoras como Sprint Nextel e T-Mobile, e fabricantes de hardware como Qualcomm e a Texas Instrumentes, reuniram-se em um consórcio de tecnologia e criaram a Open Handset Alliance. A finalidade dessa reunião, era a criação de uma plataforma de código aberto para smartphones. O desfecho foi a origem do primeiro Android comercial do mercado, que rodou em um HTC Dream, que estreiou oficialmente no dia 22 de outubro de 2008.
Nesse cartão de entradas do Android no mercado, o conceito de smartphones foi atualizado. Inclusive, naquela época, o Google ofereceu $ 10 Milhões de Dólares aos desenvolvedores que criassem os melhores aplicativos para Android, considerando a primeira versão pública do Android SDK. Muitas ideias enviadas pelos colaboradores favoreceram positivamente a criação da versão 1.0.
Até aquele momento da criação do Consorcio Open Headset Alliance, a Nokia havia manifestado que “nós não o vemos como uma ameaça”, porém um dos membros da equipe de desenvolvimento do Windows Mobile disse não compreender o impacto que eles poderiam ter no mercado de smartphones, já os colaboradores da Symbian argumentaram: “Nós levamos isso a sério, mas somos os únicos com telefones reais, plataformas de telefonia reais e uma riqueza do volume construído ao longo de anos”. No meio de tantas afirmações desanimantes, a Apple foi a mais imparcial, relatando o seguinte: “Nós temos uma boa relação com o Google e isto não vai mudar nada. Eles são, certamente, um importante parceiro para o iPhone”.
A partir daí, o Android ganhou espaço e se tornou o sistema operacional de aparelhos tops de linha, como por exemplo a linha Xperia da Sony, Galaxy da Samsung, Optimus da LG, Asus da Zenfone, Moto da Motorola e diversas marcas.
Esse sistema operacional está com presença certa em diversos tablets e, pelo seu código ser aberto, acaba servindo de gabarito para infinitas criações e sistemas customizados divulgadas na interney]t. Hoje, o Android é o sistema mais utilizado no mundo e a Google se tornou uma forte influência no mercado de tecnologia e inovações, determinando o caminho que as outras empresas de criação vão seguir.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário